sábado, 30 de maio de 2009

Evento: Expo Money 2009

Após alguns dias sem novos posts, peço desculpas a nossos leitores, porém vale ressaltar que assim como muitas pessoas nós também trabalhamos, por tanto os posts às vezes podem ter um delay maior, mas procuraremos manter um ritmo agradável para uma consulta e transmissão de informções constantemente no Blog.
Venho informá-los de um evento que ocorre anualmente em algumas regiões do Brasil, chama-se Expo Money.

A Expo Money é um evento que reune pequenos e grandes investidores e principalmente aquelas pessoas que estão começando a se envolver com o Mercado de Financeiro. Já compareci dois anos seguidos no referido evento e recomendo, pois há muitas palestras com especialistas no mercado financeiro, economistas, analistas e grandes profissionais compartilhando conhecimento, além de haver sorteios de prêmios para os participantes de determinadas palestras. É também um local interessante para apliar seu network (rede de relacionamentos) profissional.
Nas palavras dos próprios organizadores, para aqueles que estão em busca de conhecimento e aperfeiçoamento:
"A Expo Money é um circuito de eventos focado na Educação Financeira e nos Investimentos para a formação de investidores individuais. O evento gratuito, que reúne palestras e exposição, é direcionado para qualquer pessoa interessada em planejar suas finanças, aprender a poupar, começar a investir, conhecer ou explorar todas as opções de investimento para fazer seu dinheiro trabalhar por você.

O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre planejamento de finanças pessoais e da família e possibilitar a inserção do participante no mundo de investimentos. A primeira edição da Expo Money aconteceu em 2003, em São Paulo. Em 2007 foram nove edições que atraíram quase 50 mil pessoas em todo o país. Esse ano serão 11 eventos e a expectativa é que 80 mil pessoas participem do circuito."

"O evento consolidou-se como valiosa fonte de informação e contribui para a atualização e aperfeiçoamento do investidor individual, pois oferece a oportunidade de troca de experiências com visitantes, analistas, especialistas e funciona como uma excelente ferramenta de networking, aproximando o investidor do mercado".
Hoje, 30 de Maio, se encerra a exposição em Florianópolis. Os maiores eventos acontecem em São Paulo (17 e 19 de setembro) e em Brasília (12 e 13 de agosto), contudo o calendário da Expo se encerra em dezembro, para mais informações acessem o site www.expomoney.com.br.
Vale a pena conferir.
Abraços.


terça-feira, 26 de maio de 2009

Aprenda: Entendendo a Crise

Um texto muito interessante (de autor até então desconhecido) foi publicado no Blog Notícias do Mundo de Negócios, tomei a licença de publicá-lo em conjunto a um video explicativo e engraçado. Quem não tiver paciência para lê-lo assista ao video, porém recomendo a leitura, pois aqueles que não entenderam muito bem a crise esta é a oportunidade.

Quero prevení-los que a qualidade da informação contida no vídeo é tão boa quanto a do texto, porém acredito que o texto seja melhor ilustrativo para aqueles que querem realmente entender.


Video Legendado. Caso não visualizem acessem o video pelo Youtube.com.br ou procurem o video com a frase "Bird and Fortune legendado".


"Paul comprou um apartamento, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares financiado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1 milhão de dólares. Aí, um banco perguntou pro Paul se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, dando seu apartamento como garantia. Ele aceitou o empréstimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares. Com os 800.000 dólares. Paul, vendo que imóveis não paravam de valorizar, comprou 3 casas em construção dando como entrada algo como 400.000 dólares. A diferença, 400.000 dólares que Paul recebeu do banco, ele comprometeu: comprou carro novo (alemão) pra ele, deu um carro (japonês) para cada filho e com o resto do dinheiro comprou tv de plasma de 636 polegadas, 43 notebooks, 1634 cuecas. Tudo financiado, tudo a crédito. A esposa do Paul, sentindo-se rica, sentou o dedo no cartão de crédito.

Em agosto de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imóveis estavam caindo. As casas que o Paul tinha dado entrada e estavam em construção caíram vertiginosamente de preço e não tinham liquidez O negócio era refinanciar a própria casa, usar o dinheiro para comprar outras casas e revender com lucro. Fácil....parecia fácil. Só que todo mundo teve a mesma idéia ao mesmo tempo. As taxas que o Paul pagava começaram a subir (as taxas eram pós fixadas) e o Paul percebeu que seu investimento em imóveis se transformara num desastre. Milhões tiveram a mesma idéia do Paul. Tinha casa pra vender como nunca. Paul foi agüentando as prestações da sua casa refinanciada, mais as das 3 casas que ele comprou, como milhões de compatriotas, para revender, mais as prestações dos carros, as das cuecas, dos notebooks, da tv de plasma e do cartão de crédito. Aí as casas que o Paul comprou para revender ficaram prontas e ele tinha que pagar uma grande parcela. Só que neste momento Paul achava que já teria revendido as 3 casas mas, ou não havia compradores ou os que havia só pagariam um preço muito menor que o Paul havia pago. Paul se danou. Começou a não pagar aos bancos as hipotecas da casa que ele morava e das 3 casas que ele havia comprado como investimento. Os bancos ficaram sem receber de milhões de especuladores iguais a Paul. Paul optou pela sobrevivência da família e tentou renegociar com os bancos que não quiseram acordo. Paul entregou aos bancos as 3 casas que comprou como investimento perdendo tudo que tinha investido. Paul quebrou. Ele e sua família pararam de consumir Milhões de Pauls deixaram de pagar aos bancos os empréstimos que haviam feito baseado nos preços dos imóveis.

Os bancos haviam transformado os empréstimos de milhões de Pauls em títulos negociáveis. Esses títulos passaram a ser negociados com valor de face. Com a inadimplência dos Pauls esses títulos começaram a valer pó. Bilhões e bilhões em títulos passaram a nada valer e esses títulos estavam disseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas também em bancos europeus e asiáticos. Os imóveis eram as garantias dos empréstimos mas esses empréstimos foram feitos baseados num preço de mercado desse imóvel, preço que despencou. Um empréstimo foi feito baseado num imóvel avaliado em 500.000 dólares e de repente passou a valer 300.000 dólares e mesmo pelos 300.000 não havia compradores. Os preços dos imóveis eram uma bolha, um ciclo que não se sustentava, como os esquemas de pirâmide, especulação pura. A inadimplência dos milhões de Pauls atingiu fortemente os bancos americanos que perderam centenas de bilhões de dólares. A farra do crédito fácil um dia acaba. Acabou.

Com a inadimplência dos milhões de Pauls, os bancos pararam de emprestar por medo de não receber. Os Pauls pararam de consumir porque não tinham crédito. Mesmo quem não devia dinheiro não conseguia crédito nos bancos e quem tinha crédito não queria dinheiro emprestado. O medo de perder o emprego fez a economia travar. Recessão é sentimento, é medo. Mesmo quem pode, pára de consumir. O FED (Federal Reserve - Banco Central Americano) começou a trabalhar de forma árdua, reduzindo fortemente as taxas de juros e as taxas de empréstimo interbancários. O FED também começou a injetar bilhões de dólares no mercado, provendo liquidez. O governo Bush lançou um plano de ajuda à economia sob forma de devolução de parte do imposto de renda pago, visando incrementar o consumo, porém essas ações levam meses para surtir efeitos práticos. Essas ações foram corretas e, até agora não é possível afirmar que os EUA estão tecnicamente em recessão. O FED trabalhava. O mercado ficava atento e as famílias esperançosas. Até que o impensável aconteceu. O pior pesadelo para uma economia aconteceu: a crise bancária, correntistas correndo para sacar suas economias, boataria geral, pânico. Um dos grandes bancos da América, o Bear Stearns, amanheceu, numa segunda feira , quebrado, insolvente. No domingo o FED, de forma inédita, fez um empréstimo ao Bear, apoiado pelo JP Morgan Chase, para que o banco não quebrasse. Depois disso o Bear foi vendido para o JP Morgan por 2 dólares por ação. Um ano antes elas valiam 160 dólares. Durante esta semana dezenas de boatos voltaram a acontecer sobre quebra de bancos. A bola da vez seria o Lehman Brothers, um bancão. O mercado e as pessoas seguem sem saber o que nos espera. O que começou com o Paul hoje afeta o mundo inteiro. A coisa pode estar apenas começando. Só o tempo dirá." (Readaptado por Alex Falararo)

E o tempo disse: uma falha, talvez gerencial, que promoveu a expansão desgovernada do crédito a Pauls que não tinham condições de devolver o dinheiro. Criação de produtos de produtos de investimento, nos quais os clientes investiam sem conhecer a origem do crédito ali contido. Não isoladamente, mas conjuntamente, estas foram algumas das principais causas da crise de crédito e é essa crise de crédito mal concedido que ficou conhecida como Crise Sub-Prime. Esses e outros assuntos continuarão a ser tratados por nós.

domingo, 24 de maio de 2009

Gigante Exportadora (Parte 2): Brasil Foods e sua aprovação no Cade

Dando prosseguimento ao Caso da Brasil Foods (união da Perdigão e da Sadia) foi publicado no jornal Valor Econômico que o primo de Luiz Fernando Furlan (presidente da Sadia), Magalhães Furlan, conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não julgará a fusão entre as empresas.

Segundo o jornal Valor Online:

"O conselheiro Fernando de Magalhães Furlan, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), declarou-se hoje oficialmente impedido de avaliar a fusão entre Sadia e Perdigão, que criará a BRF - Brasil Foods.
O conselheiro respondeu hoje a um questionamento feito pelo Valor Online na última segunda-feira, dia 18, sobre grau de parentesco com o ex-ministro Luiz Fernando Furlan e a postura que adotaria caso se deparasse com a situação de votar a eventual fusão entre as empresas, que até então ainda não havia sido formalmente anunciada. O ex-ministro é hoje presidente do Conselho de Administração da Sadia.

Na resposta de hoje, o conselheiro esclarece que é primo-imão de Furlan, parente de 4º grau. A resposta obtida junto à assessoria de imprensa do Cade na terça-feira era de que os pais do conselheiro e do ex-ministro é que eram primos. Seja como for, pelo regimento do Cade isso não configura limitação para uma eventual participação no julgamento do caso, que prevê impedimento para relação parental de até 3º grau."

Aliás, a atitude do Conselheiro do Cade não foi nada além de sensata, pois elimina o fator de influência familiar do resultado do julgamento.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo.
O CADE tem o papel de julgar sobre matéria concorrencial os processos encaminhados pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Desempenha os papéis preventivo, repressivo e educativo, dentro do mercado brasileiro.

São instituições com funções semelhantes e equivalentes àquelas do CADE, em outros países, o Federal Trade Commission (FTC) nos Estados Unidos da América, a Office of Fair Trade (OFT) no Reino Unido, a Australian Competition and Consumer Commission (ACCC) na Austrália. Esses órgãos, diferentemente do CADE, também tutelam os direitos do Consumidores. A Direção-Geral de Concorrência da Comissão Européia é responsável pela defesa da concorrência Comunitária.

Fontes: Valoronline.com.br e Wikipedia.org

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Notícia&Educação: Queda no PIB do Reino Unido - PIB?

"A economia do Reino Unido apresentou contração de 1,9% no primeiro trimestre de 2009 em relação aos três meses finais do ano anterior, confirmou nesta sexta-feira o departamento de estatísticas do país ONS. O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 4,1% na comparação com os três primeiros meses de 2008.

Pelo levantamento oficial, a produção industrial cedeu 5,3% entre janeiro e março após baixa de 4,5% no último trimestre do ano passado. O recuo foi dirigido pela produção manufatureira, que encolheu 5,5%.

O gasto das famílias diminuiu 1,2% no primeiro trimestre, mas o gasto do governo aumentou 0,3%. A formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimento, declinou 3,8%.

O documento mostrou ainda que as exportações de bens e serviços cederam 6,1% e as importações baixaram 5,9% entre janeiro e março."
(Juliana Cardoso Valor Online)

Levantando novamente o tema sobre o crescimento econômico ou crescimento do PIB, podemos analisar em mais um resultado negativo os elementos fundamentais que sustentam o crescimento de muitos países: consumo do varejo, gastos(investimentos/incentivos) do governo, investimentos das empresas, o nível de produção e o resultado da balança comercial (diferença entre exportações e importações).

Mas para entender melhor, façamos a pergunta: o que é PIB?
O PIB (Produto Interno Bruto) é um índice que mensura o valor total de bens e serviços produzidos num país durante determinado período. Um exemplo grosseiro seria dizer que a produção total de um país num determinado ano são de 1000 bolos com valor unitário de US$1.000 totalizando de US$1 milhão, logo, o PIB do país naquele ano foi de US$1 milhão.
Detalharemos melhor a medição do PIB em breve, porém o importante no momento é saber que o PIB mede a atividade econômica de um país, ou seja, se o PIB vai mal significa que o país vai mal e deve haver menor produção, menos consumo e consequentemente inflação desacelerada, mais desemprego e maior a poupança. Perceba que citei apenas os fatores mais notáveis, contudo as causas e efeitos de menor crescimento no PIB vai muito além disso.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Notícia&Educação: PIB Negativo e Recessão

"Confirmando aproximadamente a informação divulgada por Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, do baixo número para a próxima previsão do PIB, o governo divulgou oficialmente o que espera do Produto Interno Bruto até o final de 2009. Segundo governo federal, o Brasil irá terminar este ano com um crescimento de apenas 1 ponto percentual. Segundo pesquisa realizada pelo Banco Central, o mercado aposta em uma retração de 0,49%. Lembrando que no início do ano, a previsão pelo governo era de um crescimento de 4%."
Fonte: ADVFN

Essa contração prova o fato, apesar do recém quebrado otimismo do governo, o Brasil possui passos que levam à recessão. Oficialmente, considera-se uma recessão quando ocorre retração no PIB por dois trimestres seguidos, contudo para se caracterizar uma recessão não é necessário apenas duas quedas seguidas no PIB.

Tome-se como exemplo: o país ABC teve crescimento no 3TRI08, 4TRI08 e 1TRI09 respectivamente de 0,2%, -0,9% e -0,8%, ou seja, isso caracterizaria a chamada Recessão Técnica. Agora e se pensarmos num país DEF, cujas taxas de crescimento nos mesmos trimestres foram de -1%, 0,5% e -1,2%. Qual será o paíse que está com mais problemas econômicos?

Mais a frente tentaremos melhorar a visão de recessão, mas já podemos ir pensando nos fatores que influenciam o crescimento econômico: Consumo, Produção Industrial, Investimentos, Balança Comercial...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gigante Exportadora: Perdigão + Sadia = BRF

Bom Dia,

Apesar de firmado o acordo entre a Perdigão e a Sadia para a criação da Brasil Foods, a fusão ainda está sujeita a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

sábado, 2 de maio de 2009

Apresentação

Sejam muito bem vindos!

Iniciamos hoje o Blog - FINANÇAS ECONÔMICAS.

Este Blog será direcionado para todos aqueles que buscam e necessitam estar em dia com os principais acontecimentos na economia mundial e aqueles que buscam conhecimento para entender melhor o mundo financeiro e econômico.

Teremos posts regulares (ou sempre que possível) que tratarão dos seguintes temas:

  • Notícias (Economia, Negócios, Investimentos, etc.)
  • Educação Financeira (Como Investir, Por que Investir, Onde Investir, Análise de Risco, etc.)
  • Finanças Pessoais (Orçamento, Controle de Gastos, IR (Imposto de Renda), etc.)
  • Eventos (Palestras, Workshops, Feiras, etc.)

Estes e outros assuntos serão tratados ao longo do tempo, com séries de publicações próprias de nossa equipe (apresentada nos próximos posts) com vários temas e notícias importantes da atualidade. E pensando naqueles que não têm tempo, publicaremos periodicamente relatórios com os principais acontecimentos do mês anterior e posts com as notícias que considerarmos mais relevantes.

Esperamos conquistar fiéis leitores, afim de propagarmos o saber e promovermos a construção de uma sociedade educada financeiramente e preparada para tomar decisões no dinâmico MUNDO DE NEGÓCIOS que está cada dia mais complexo.

Mandem nos seus comentários bons e ruins, por favor, sempre que acharem necessário não hesitem em postar um comentário ou mandar um e-mail, estaremos sempre ansiosos por recebê-los.