segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que são Fundos de Investimento ?

Dentre as perguntas que mais respondo de pessoas sem conhecimento do mercado e que querem investir é: "Eu tenho pouco dinheiro, onde devo investir?". Uma das maiores dificuldades que encontro no mercado é convencer as pessoas de que para investir em ações não há necessidade de grandes quantias, contudo de melhor conhecimento sobre o mercado do qual participará, é aí que surgem os Fundos de Investimento.
Conforme descrito na Instrução CVM Nº409 em seu artigo 2º:
"O fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em títulos e valores mobiliários, bem como em quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais, observadas as disposições desta Instrução."
De forma mais didática tentarei exemplificar da seguinte forma:
Suponha que você more numa casa e queira colocar internet banda larga e o custo mensal será de R$129,90. E por acaso, você descobre que o mesmo serviço, quando contratado por um condomínio de 10 residências custará R$890,00 por mês. Então você pensa: "890 dividido entre 10 moradores é igual a 89,00 por mês, então . . . !?!"
Isso mesmo, o valor pago individualmente sai bem mais caro do que se fosse feito em conjunto(condomínio) com outras pessoas. Da mesma forma funciona um condomínio de investimento, mais conhecido como Fundo de Investimento.
Um Fundo de Investimento - FI - nada mais é do que uma "pequena empresa" que auxiliará nos investimentos de seus sócios, também conhecidos como cotistas, sendo que estes possuem ali os mesmos objetivos. Ou seja, os cotistas investem seu dinheiro no FI e este aplicará os recursos de seus sócios em ativos financeiros em busca de lucro.
Contudo, nos perguntamos: "Quem é que define onde será investido o seu dinheiro quando aplicado num fundo?" A resposta está na própria estrutura do Fundo, que se dá da seguinte maneira:
  • Administrador: Todo fundo possui um administrador, seja ele pessoa física ou jurídica, é o responsável pela burocracia do fundo, desde sua abertura (todo fundo possui CNPJ próprio) e acompanhamento do funcionamento do fundo devendo contratar um Auditor e outros serviços necessários à sua regularidade perante a CVM;

  • Gestor: Ele é o profissional responsável pela escolha e operações (compra e venda) dos ativos (ações, títulos, derivativos, etc.) que farão parte da da carteira do fundo, respeitando os limites impostos pelo Regulamento do Fundos. O Regulamento é onde se encontram as regras de funcionamento do fundo, este é elaborado pelo administrador em conjunto do gestor.

  • Custodiante: Necessariamente um banco que fará a guarda dos recursos financeiros do fundo, ou seja, é onde ficam o dinheiro e os outros ativos pertencentes ao FI.

  • Auditor: Responsável pela fiscalização contábil do fundo.
Portanto, posso afirmar com certeza que, para aqueles que possuem poucos recursos financeiros e pouco conhecimento, mas ainda assim quer investir imediatamente, o primeiro passo é buscar conhecer os Fundos de Investimento que seu banco oferece, pois as maiores vantagens são:
  • Diversificação da carteira de investimentos, podendo aplicar nos mais diverosso produtos e com um custo transacional bem menor, utilizando se de produtos que apenas grandes investidores tem acesso; e

  • Gestão especializada da sua carteira, ou seja, você não precisa ser um expert em mercado financeiro, derivativos, ações e em nada mais, pois num fundo existe um gestor experiente o suficiente para auxiliá-lo em seus investimentos de forma profissional.
Ressalto ainda que é de máxima importância a leitura do regulamento do fundo e sua total compreensão antes de qualquer investimento, pois existem diversas classes de fundos, dentre elas algumas muito arriscadas, onde você pode perder mais do que investiu, esses são conhecidos como fundos alavancados.
Mais a frente estudaremos as diversas classes de fundos:

  1. Fundo de Curto Prazo;
  2. Fundo Referenciado;
  3. Fundo de Renda Fixa;
  4. Fundo de Ações;
  5. Fundo Cambial;
  6. Fundo de Dívida Externa; e
  7. Fundo Multimercado.
Desta forma me despeço, espero que tenham entendido o básico sobre o que é um Fundo de Investimento, qualquer dúvida não hesitem em nos perguntar.

Obrigado e um grande abraço.

3 comentários:

  1. agora eu consegui entender o que é um fundo de investimento......

    ResponderExcluir
  2. Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo, estou estudando para concurso do BB e foi de grande valia.
    Abraços

    ResponderExcluir

Digite aqui sua crítica ou sugestão.