segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que é Investir ? Investimentos

Enquanto muitas pessoas pensam que investir é apenas guardar seu dinheiro na Caderneta de Poupança, venho tentar clarear o verdadeiro significado desta palavra e mostrar que poupar não é investir.

Apesar de sua semelhança com poupança, investimentos também exigem a acumulação de riquezas, o ato de investir é muito mais amplo, dado o fato que investir é abrir mão do consumo presente para um consumo muito mais valioso no futuro, ou seja, investir é aumentar o estoque de riqueza.

Quando uma pessoa economiza dinheiro, o guarda debaixo do colchão ou naquele cofrinho caseiro, ela não está fazendo nada além de acumular riqueza (poupando), porém se este mesmo dinheiro for depositado/aplicado em algum produto de investimento que lhe gere uma renda/rentabilidade/valorização aí sim ela estará investindo, ou seja investir consiste em multiplicar seu estoque de riquezas
Investimentos podem se dar com aplicações em vários Produtos de investimento, sejam eles:

Em economia o conceito de investir está em criar riqueza, por exemplo, quando uma pessoa compra uma casa para morar ela não está investindo, ela está na verdade consumindo, pois esta casa será utilizada e também gerará despesas. Agora, se uma pessoa comprar uma casa e colocá-la para alugar, deste modo lhe gerando renda, então neste caso sim ele está fazendo um investimento, seja ele bom ou ruim.

Porém, um investimento para um indivíduo pode não ser um investimento para a comunidade, pois se observarmos, ao comprar uma casa e alugá-la a geração de riqueza foi apenas pessoal, enquanto para a sociedade a riqueza se manteve a mesma, pois a casa ainda é a mesma. Mas, se ao invés de comprar uma casa pronta, ele construir uma casa nova e depois alugá-la ou vendê-la aí sim do ponto de vista economico houve geração de riqueza.

Mais a frente passaremos a analisar alguns aspectos específicos dos produtos em si que determinam se são ou não um bom investimento e porque nem sempre aplicar na Caderneta de Poupança é investir. Um dos fatores que, já adiantando, são importantes a se considerar é a inflação que desvaloriza o dinheiro, de forma que se a poupança render 8% num ano e a inflação for de 9%, na verdade não houve ganho algum para o "investidor", mas este é um outro tema que abordaremos num próximo post sobre inflação e juros reais.

Em nosso blog trataremos no geral de investimentos, porém voltado para investimentos pessoais ou investimentos profissionais, principalmente com o objetivo de ensiná-los sobre os diversos produtos de investimento encontrados no mercado financeiro.

Lembrando sempre que estamos abertos a sugestões e dúvidas, gostaria de agradecer àqueles que tem frequentado nosso blog.

Um grande abraço.

5 comentários:

  1. gostei muito desse post, mas gostaria que você tivesse falado mais um pouco sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. um jovem de 16 anos, pode investir seu dinheiro?

    ResponderExcluir
  3. Sim pode! Apartir do momento que você tem um CPF você pode abrir conta em um banco ou em uma corretora e comprar produtos de investimento através dele.

    ResponderExcluir
  4. Abu Bacar Bacar05/08/2012, 13:10

    Como posso fazer um grandes investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todas pessoas os investimentos podem ser feitos da mesma forma, porém dependendo do volume investido pode-se conseguir mais vantagens nas taxas de negociadas.

      Volumes abaixo de R$100mil raramente conseguirão algum diferencial em seus investimentos.

      Excluir

Digite aqui sua crítica ou sugestão.