sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Relatório Econômico Agosto - Internacional

O cenário externo começa a mostrar sinais de melhora ou ao menos de otimismo. Nos Estados Unidos o nível de desemprego atingiu o nível de 9,7%, o mais alto em 25 anos, mas apesar disso o número de pessoas solicitando auxilio desemprego caiu em 12.000. Ainda sobre o desemprego, na Europa todos os países marcaram um aumento na taxa no último ano, porém países como França e Alemanha registraram uma quebra no período de recessão técnica iniciado em 2008, fazendo nos acreditar numa reversão de tendências negativistas.

O Japão parece seguir o movimento de recuperação dos outros países registrando um avanço de 3,7% no PIB em comparação com o ano anterior e 0,9% sobre o primeiro trimestre. O país também já registra sexto mês consecutivo de alta na produção industrial, mesmo assim se mantém num nível 18% abaixo de 2008.

Em julho vemos nos Estados Unidos um recuo de 0,9% nos preços ao produtor (PPI – na sigla em inglês Producer Price Index), contudo uma recuperação na capacidade utilizada foi sinalizada no último mês mostrando que o setor industrial começa a retomar a produção na expectativa de melhora no consumo. O consumo representa aproximadamente 1/3 na economia americana e essa recuperação vem sendo apresentada na recente estabilização dos gastos dos consumidores americanos, a segunda revisão do PIB mostrou que a economia recuaria 1% no segundo trimestre frente ao primeiro, contudo para felicidade dos investidores o dado final revelou queda de 0,7%. O primeiro trimestre de 2009 o PIB americano teve um recuo de 6,4%.

Outro bom indicador veio gigante asiático, a China, cuja produção industrial cresceu mais do que o esperado, sinalizando que os esforços do governo tem sido mais que suficiente para recuperar a demanda consumista. No mesmo ritmo as bolsas americanas avançaram continuamente bem no último mês. O Índice Standard & Poors 500 (S&P 500)avançou 3,36% para 1020 pontos, enquanto o Índice Médio Industrial Dow Jones subiu de 9.171 pontos para 9496 pontos, ou 3,54%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.