quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Relatório Econômico Setembro - Brasil

Conforme a crise no mundo vai se esfriando o Brasil continua seguindo trajetória de melhora na produção e no consumo, devido a isso a Selic esperada para o próximo ano já está na casa dos dois dígitos, acima de 10%, se elevando junto com as expectativas de crescimento para 2009.

De acordo com dados da FGV o Índice de Confiança da Indústria (ICI) já se aproxima dos níveis pré-crise, os empresários já estão com uma visão mais otimista quanto aos negócios para os próximos seis meses, mais da metade das empresas consultadas esperam ver melhora até fevereiro de 2010.

O avanço do IGP-M em setembro foi de 0,42%, quebrando a série negativa e puxado pelo setor industrial. Os dados da produção industrial, com defasagem de dois meses, mostram que avançou 1,2% de julho para agosto, o oitavo dado positivo consecutivo na comparação mensal, no ano a alta é de 13,5%, mas abaixo do acumulado no mesmo período do ano passado.

Em outubro o Santander iniciou a negociação de suas ações no Brasil e captou R$14,1 bilhões de reais, tornando-se o maior IPO (Initial Public Offer - Oferta Pública Inicial de Ações, na sigla em inglês) do mundo em 2009 e o maior IPO brasileiro da história.

Em setembro o principal índice da bolsa de valores de São Paulo avançou 8,90% para 61.518 pontos, e renovando a máxima de fechamento no ano em outubro encerrando o pregão acima dos 64.000 pontos. O principal indicador de renda fixa, a taxa CDI ( ou taxa DI) em setembro subiu 0,6915% e acumula alta de 7,628% em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.