sábado, 17 de outubro de 2009

O que é o Mercado Financeiro e o Sistema Financeiro Nacional (SFN) ?

Ocasionalmente vemos e/ou ouvimos sobre os acontecimentos do Mercado Financeiro e também pessoas dizendo que querem atuar (ou atuam) no mercado. Mas afinal será que todos eles sabem realmente o que é o Mercado Financeiro?

Primeiramente devemos saber e entender o que é o Sistema Financeiro Nacional ou SFN. Em nossa economia existem alguns personagens conhecidos por agentes econômicos, os agentes econômicos são caracterizados por pessoas físicas - como você-, empresas (P.J. - Pessoa Jurídica) e orgãos públicos - tais como Banco Central do Brasil (BC ou BCB) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Numa economia existem agentes superavitários, ou seja, que conseguem acumular riqueza, e agentes deficitários, cujos recursos são escassos e lhes falta dinheiro. O Sistema Financeiro Nacional, através de suas instituições, é responsável por:

  • Captar recursos financeiros dos agentes superavitários e distribuí-los aos agentes deficitários;
  • Tornar viável a circulação dos ativos financeiros; e
  • Regular esse processo de circulação.

O orgão máximo do SFN é o Conselho Monetário Nacional, mais conhecido como CMN, que é um orgão deliberativo, cuja principal atribuição é criar normas e instruções a serem seguidas pelo Mercado Financeiro.

O conjunto de instituições que compõem o SFN contituem o famoso Mercado Financeiro. O Mercado Financeiro por sua vez é onde se desenvolve a atividade de intermediação financeira, ou seja, é o local onde os tomadores de recursos (agentes deficitários) vão para pegar emprestado dinheiro dos ofertadores (agentes superavitários), sendo que neste meio campo estão os intermediários financeiros fazendo a ligação entre os dois tipos de agentes.

Um pouco mais complexo do que isso o Mercado Financeiro pode ser dividido em quatro outros mercados famosos, e são eles:

Os temas com as subdivisões do mercado financeiro serão tratados nos próximos posts, fiquem ligados.

Qualquer dúvida, crítica e/ou sugestão deixe seu comentário.
Nossa equipe agradece.

Grande Abraço.

7 comentários:

  1. Gostei muito da maneira como explicou. Estou começando a estudar agora "Conhecimentos Bancários" e não tinha noção de nada. Fui ler uma apostila e fiquei super perdida, muita informação jogada, quem tá começando do zero fica perdido. Mas esse texto que você escreveu é bem explicativo e organizado, gostei muito! Obrigada pela ajuda ^^

    ResponderExcluir
  2. bacana sua explicação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada :)
    Conciso e coerente.
    Postagens assim merecem elogio

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Post Maravilhoso. Você objetivou de forma claríssima estes assuntos que sao bastante complexos e extenso, o que me ajudou Muito. Obrigado e Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post! Explica de forma clara e objetiva. Obrigada.

    ResponderExcluir

Digite aqui sua crítica ou sugestão.