sábado, 24 de outubro de 2009

Gigante Exportadora (Parte 3): Brasil Foods (BRF) = Sadia + Perdigão

Em 22 de setembro de 2009 foi iniciado o processo de junção entra as duas grandes empresas de alimentos industrializados e de processamento de carnes (bovina e aves). A incorporação da Sadia, que agora se torna subsidiária integral da Perdigão, que aportou R$3,5 bilhões para saneamento das perdas com o uso incorreto de derivativos, avançou no referido dia com a unificação das duas empresas sob um único código em negociação na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), PRGA3, antigo código da Perdigão.

Da mesma forma como foi fortalecida como AmBev, criada com a fusão das cervejarias Antártica e Brahma, a BRF parece que irá adotar a estratégia de criação de uma nova marca para ser internacionalmente reconhecida, somente atrás da também brasileira JBS que vem adquirindo muitas concorrentes processadoras de carnes.

Contudo, a BRF, segundo seu presidente José Antonio Prado Fay, quer ser reconhecida mundialmente, principalmente nos Estados Unidos onde não estão presentes ainda, não apenas como exportadora de aves, mas como uma das maiores indústrias de processamento de alimentos do mundo.

Mesmo diante da consolidação da indústria de carnes no Brasil, Fay não se mostra apreensivo e considera positivo o fato de que o país está começando a se destacar com a faminta JBS-Bertin, que deve se tornar a maior indústria de carnes do mundo com a aquisição de indústrias americanas, e aguarda ansioso a aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que deve sair no início do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.